quarta-feira, 9 de abril de 2014

Velocidade



As velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender.
A possibilidade de acesso generalizado às tecnologias eletrônicas de comunicação e de informação trouxe novas maneiras de viver, de trabalhar e de se organizar socialmente, possibilitando comunicar-se mais frequentemente com outras pessoas, mesmo quando estas se encontram em locais bem distantes por meio de telefones celulares ou correio eletrônico (e-mail) ou mesmo buscar informações especificas por meio dos seus equipamentos digitais.

Essas novas possibilidades tecnológicas não alteram apenas nossa vida cotidiana. De maneira generalizada, elas alteram todas as nossas ações, as condições de pensar e de representar a realidade e, especificamente no caso particular da educação, a maneira de trabalhar em atividades ligadas à educação escolar.
É preciso estar em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. Tradicionalmente a aprendizagem de informações e conceitos era tarefa exclusiva da escola ou seja na educação escolar o aluno se desloca a escola ou até a instituição designada para a tarefa de ensinar e aprender, na atualidade, o que se desloca é a informação, seguindo o pensamento de Virilio (1993 apud KENSKI 2003 p.30). A informação desloca-se em dois sentidos: o primeiro, o da espacialidade física, em tempo real, sendo possível acessá-la por meio das tecnologias midiáticas de última geração. O segundo, por sua alteração  constante, pelas transformações permanentes, por sua temporalidade intensiva e fugaz.
Velocidade. Esse é o termo síntese do status espaço-temporal do conhecimento na atualidade. Velocidade para aprender e velocidade para esquecer. Velocidade para acessar as informações, interagir com elas e superá-las com outras inovações. Essa ‘explosão de informação”, como diz Galvão (1997 apud KENSKI 2003 p.30), se, de um lado, presta-se “a criar meios cada vez mais eficientes para o armazenamento e a circulação instantânea de informações, de outro, desenvolve softwares e programas de busca e de filtro que nos ajudam a administrar um espaço que já beira o infinito”.
Texto baseado no livro Tecnologias e ensino presencial e a distância: Vani Moreira Kenski. - Campinas, SP : Papirirus. 2003.— (Série Pratica Pedagógica) 8ª edição 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário