As
Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores no Ensino de
Ciências
GARCIA, L,
A. LINS, V da S. As Tecnologias de Informação e Comunicação na
Formação de Professores no Ensino de Ciências. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, jan./jun.
2008.
O artigo aponta para a
necessidade de redefinição do papel do professor diante da introdução de novas
tecnologias de informação e comunicação na escola, ressaltando as dificuldades
da formação do professor no contexto do uso dessas tecnologias, para que a sua
ação mediadora possa ser eficientemente exercida.
O trabalho foi desenvolvido na cidade
de Dourados-MS, caracterizada por 23 escolas estaduais, nas quais foram
implantados laboratórios de informática, também denominadas Salas de
Tecnologias Educacionais-STEs, cuja finalidade é promover o fazer pedagógico do
professor, através do uso dos recursos oferecidos pelo computador havendo como
público, uma turma de 12 acadêmicos do 4º ano do Curso de Ciências Biológicas
(Licenciatura Plena) da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD em
período de estágio Supervisionado.
O referido estágio foi realizado por
meio de um curso preparatório para o desenvolvimento de projetos
tecnológico-educacionais, oferecida pelo NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional
de Dourados-MS em parceria com a UFGD.
As atividades apresentaram carga
horária total de 70 horas, distribuídas em três etapas: curso preparatório,
aplicação da prática de ensino em forma de estágio supervisionado e
apresentação de relatos de experiência, como descrito a seguir.
Fase Teórica
– Formação: Os acadêmicos foram orientados, em um
curso de 48 horas denominado “As Tecnologias de Informação e Comunicação no
Ensino de Ciências”, a trabalharem conteúdos da disciplina de Ciências,
objetivando desenvolver certas habilidades na produção de projetos pedagógicos
inserindo a utilização de recursos tecnológicos e aplicando a construção de
mapas conceituais, através dos aplicativos oferecidos pelo computador, tais
como editor de texto, planilha eletrônica, produção e apresentação de slides, a
ferramenta Internet e o Software CmpaTools.
Durante esta etapa, os acadêmicos
visitaram algumas escolas públicas do município de Dourados, conhecendo a
realidade escolar, a direção, a coordenação e professor de Ciências, bem como o
seu planejamento de ensino.
Fase Prática
– Ambiente Escolar: A segunda etapa do
projeto, com carga horária de 16 horas, aconteceu em escolas da rede pública de
ensino inseridas no Projeto PROINFO – Programa Nacional de Informática na
Educação – lançado em 1997 pela Secretária de Educação a Distância – SEED/MEC –
cujos objetivos são: melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem;
possibilitar a criação de uma nova ecologia cognitiva nos ambientes escolares
mediante incorporação adequada das novas tecnologias da informação pelas
escolas; propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e
tecnológico e educar para uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente
desenvolvida.
Cada um dos projetos foi aplicado em
ambiente escolar e desenvolvido em sala de aula, através da explicação e
reflexão de conteúdos contextualizados à realidade dos educandos e
posteriormente enriquecidos na sala de tecnologia educacional (STE).
Fase Analítica
– Troca de Experiências: A etapa final do estágio
contempla quatro (4) horas de duração.
Aconteceu através de relatos de experiências adquiridas pelos acadêmicos
mediante atividades realizadas no NTE e na escola durante o estágio supervisionado.
Os acadêmicos realizaram apresentações
orais dos resultados obtidos, durante o referido estagio, apresentando os
aspectos relevantes do projeto, as deficiências, as expectativas quanto à
aprendizagem significativa e as sugestões para trabalhos posteriores.
Através dos relatos da experiência de
cada acadêmico envolvido no estágio, foi unânime a constatação de que o
planejamento de atividades, o desenvolvimento de projetos de
ensino/aprendizagem, o domínio em sala de aula e a flexibilidade diante das
situações impostas por cada realidade são fatores importantes para tomadas de
decisões, produção do conhecimento e aprendizagem significativa. Verificou-se
também, que um dos aspectos relevantes do projeto foi a participação ativa dos
estagiários, pois durante as apresentações, os mesmos relataram, com clareza e
motivação, os resultados de pesquisa de campo e atividades exploradas em sala
de aula o que demonstra que os projetos desenvolvidos com a interação dos
recursos tecnológicos às atividades em sala de aula, apresentaram experiências
positivas para o ensino aprendizagem.
Através desse trabalho se conclui que
é essencial promover momentos de formação acadêmica que estimule o preparo do
futuro profissional para utilizar tanto as novas tecnologias educacionais
quanto as novas metodologias inseridas no processo de ensino-aprendizagem, que
incluir a informática educativa como ferramenta auxiliar junto
às práticas pedagógicas na vida cotidiana dos alunos significa preparar os
educandos para a sociedade tecnológica e científica, aproximando a escola cada
vez mais da sociedade da informação, da comunicação e do conhecimento, além de propiciar maior enriquecimento dos conteúdos
através de aplicativos.
Tendo em vista que a maioria dos
professores não se sente preparado para utilizar o computador e não compreende
a sua importância no contexto em que atua a iniciativa desse trabalho é
importantíssima para se refletir o quanto é essencial promover momentos de
formação acadêmica que estimule o preparo do futuro profissional para utilizar
tanto as novas tecnologias educacionais quanto as novas metodologias inseridas
no processo de ensino-aprendizagem.
Texto original
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