Resenha 1

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores no Ensino de Ciências
GARCIA, L, A. LINS, V da S. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores no Ensino de Ciências. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, jan./jun. 2008.

O artigo aponta para a necessidade de redefinição do papel do professor diante da introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na escola, ressaltando as dificuldades da formação do professor no contexto do uso dessas tecnologias, para que a sua ação mediadora possa ser eficientemente exercida.
O trabalho foi desenvolvido na cidade de Dourados-MS, caracterizada por 23 escolas estaduais, nas quais foram implantados laboratórios de informática, também denominadas Salas de Tecnologias Educacionais-STEs, cuja finalidade é promover o fazer pedagógico do professor, através do uso dos recursos oferecidos pelo computador havendo como público, uma turma de 12 acadêmicos do 4º ano do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD em período de estágio Supervisionado.
O referido estágio foi realizado por meio de um curso preparatório para o desenvolvimento de projetos tecnológico-educacionais, oferecida pelo NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados-MS em parceria com a UFGD.
As atividades apresentaram carga horária total de 70 horas, distribuídas em três etapas: curso preparatório, aplicação da prática de ensino em forma de estágio supervisionado e apresentação de relatos de experiência, como descrito a seguir.
Fase Teórica – Formação: Os acadêmicos foram orientados, em um curso de 48 horas denominado “As Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências”, a trabalharem conteúdos da disciplina de Ciências, objetivando desenvolver certas habilidades na produção de projetos pedagógicos inserindo a utilização de recursos tecnológicos e aplicando a construção de mapas conceituais, através dos aplicativos oferecidos pelo computador, tais como editor de texto, planilha eletrônica, produção e apresentação de slides, a ferramenta Internet e o Software CmpaTools.
Durante esta etapa, os acadêmicos visitaram algumas escolas públicas do município de Dourados, conhecendo a realidade escolar, a direção, a coordenação e professor de Ciências, bem como o seu planejamento de ensino.
Fase Prática – Ambiente Escolar: A segunda etapa do projeto, com carga horária de 16 horas, aconteceu em escolas da rede pública de ensino inseridas no Projeto PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação – lançado em 1997 pela Secretária de Educação a Distância – SEED/MEC – cujos objetivos são: melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; possibilitar a criação de uma nova ecologia cognitiva nos ambientes escolares mediante incorporação adequada das novas tecnologias da informação pelas escolas; propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico e educar para uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.
Cada um dos projetos foi aplicado em ambiente escolar e desenvolvido em sala de aula, através da explicação e reflexão de conteúdos contextualizados à realidade dos educandos e posteriormente enriquecidos na sala de tecnologia educacional (STE).
Fase Analítica – Troca de Experiências: A etapa final do estágio contempla quatro (4) horas de duração.  Aconteceu através de relatos de experiências adquiridas pelos acadêmicos mediante atividades realizadas no NTE e na escola durante o estágio supervisionado.
Os acadêmicos realizaram apresentações orais dos resultados obtidos, durante o referido estagio, apresentando os aspectos relevantes do projeto, as deficiências, as expectativas quanto à aprendizagem significativa e as sugestões para trabalhos posteriores.
Através dos relatos da experiência de cada acadêmico envolvido no estágio, foi unânime a constatação de que o planejamento de atividades, o desenvolvimento de projetos de ensino/aprendizagem, o domínio em sala de aula e a flexibilidade diante das situações impostas por cada realidade são fatores importantes para tomadas de decisões, produção do conhecimento e aprendizagem significativa. Verificou-se também, que um dos aspectos relevantes do projeto foi a participação ativa dos estagiários, pois durante as apresentações, os mesmos relataram, com clareza e motivação, os resultados de pesquisa de campo e atividades exploradas em sala de aula o que demonstra que os projetos desenvolvidos com a interação dos recursos tecnológicos às atividades em sala de aula, apresentaram experiências positivas para o ensino aprendizagem.
Através desse trabalho se conclui que é essencial promover momentos de formação acadêmica que estimule o preparo do futuro profissional para utilizar tanto as novas tecnologias educacionais quanto as novas metodologias inseridas no processo de ensino-aprendizagem, que incluir a informática educativa como ferramenta auxiliar junto às práticas pedagógicas na vida cotidiana dos alunos significa preparar os educandos para a sociedade tecnológica e científica, aproximando a escola cada vez mais da sociedade da informação, da comunicação e do conhecimento, além de propiciar maior enriquecimento dos conteúdos através de aplicativos.

Tendo em vista que a maioria dos professores não se sente preparado para utilizar o computador e não compreende a sua importância no contexto em que atua a iniciativa desse trabalho é importantíssima para se refletir o quanto é essencial promover momentos de formação acadêmica que estimule o preparo do futuro profissional para utilizar tanto as novas tecnologias educacionais quanto as novas metodologias inseridas no processo de ensino-aprendizagem. 


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