Mapas conceituais são dispositivos muito úteis para representar a estrutura conceitual de uma fonte de conhecimento porque servem para ilustrar os conceitos e as relações entre eles. Além disso, o mapeamento conceitual incorpora as qualidades de concisão e flexibilidade.
O reconhecimento da importância dos conceitos na comunicação de conhecimento é decisivo para a adoção de mapas conceituais na análise da estrutura conceitual de uma fonte de conhecimento. A maior vantagem que o mapa conceitual traz para quem o elabora é a identificação e clarificação dos conceitos envolvidos. Isso evidencia a importância de aliarem-se as qualidades de professor, as de especialista em currículo para a realização de um planejamento curricular adequado.
Os métodos, estratégias e técnicas de ensino não são considerados na elaboração de mapas conceituais No entanto, pode-se usar esses mapas como recurso de ensino na troca de ideias entre o professor e os estudantes para clarificar conceitos e relações em aulas teóricas, por exemplo. Por outro lado, a elaboração de mapas certamente facilita a escolha do material educativo e dos processos de ensino que venham facilitar a aprendizagem significativa de conceitos e suas relações, bem como dá mais segurança ao professor nas suas ações durante a instrução, por estar mais habilitado a ajudar os estudantes a clarificar as noç5es desses conceitos.
A teoria de aprendizagem de Ausubel(1978) está baseada na suposição de que as pessoas pensam um conceitos e, também, apresenta a proposição de que a estrutura conceitual é uma variável importante na aprendizagem. Aceitando se as ideias de Ausubel sobre aprendizagem, a importância da análise da estrutura conceitual da fonte de conhecimento e do aproveitamento dessa análise no processo de ensino para facilitar a aprendizagem significativa se torna obvia
Assim como o mapeamento conceitual possibilita a escolha e preparação de estratégias de ensino que visam a facilitar a aprendizagem, ele também pode ser usado na avaliação como base para o professor elaborar uma prova facada na aprendizagem de conceitos, e na preparação de textos de leitura ou roteiros de atividades, visando a aprimorar a aprendizagem em uma certa área de conhecimentos
Fonte: Buchweitz; Berardo. O Uso de Mapas Conceituais na Análise do Curriculo - http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/68.pdf
Para elaborar esse mapa utilizei o software Cmap Tools, criado especialmente para a elaboração de Mapas Conceituais. O software é GRATUITO o link a seguir leva para a página de download, http://cmap.ihmc.us/download/index.php?myPlat=Win
O link leva a um site onde você terá oportunidade de aprender como elaborar um mapa conceitual:http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=57:estrategia-para-elaborar-um-bom-mapa-conceitual&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58
Elabore seus próprios mapas e bom estudo!
Gostei bastante do seu portifólio. Parabéns. Lucy
ResponderExcluir